29 de dezembro de 2007

por ..bee.. às 17:56
Recentemente descobri que sou saudosista de uma época que eu não vivi... Acho que tem um nome específico para isso, embora muitos chamem tal sentimento de hipocrisia.
Sempre fui assim, saudosista... Mas a descoberta feita que venho comunicar-lhes é que sou saudosista de épocas diferentes, apesar de todas por mim não vividas. (Bom, pelo menos não nesta vida...)
Há uns 2 anos atrás eram os anos 60.... Ah! Os **anos rebeldes**! Dos hippies, de Woodstock, da liberdade, da ação e principalmente do "paz e amor"... Pensava que eram o ápice do ser, do pertencer a algo. Nunca pensaram nisso? Era a utopia perfeita! Um mundo feito por todos e para todos, de fato. Um mundo onde as pessoas lutavam pelos seus direitos, contra os regimes ditatoriais, e a favor do ser humano, sempre! Ah! Devia ser perfeito...
Logo em seguida, como se num processo evolutivo, meu saudosismo clamava os anos 70: as roupas era o que mais me chamava a atenção. As cores, o resquício de hippies, as histórias contadas pela minha mãe... Brasil: o país do futuro! Ah! Como era lindo aquilo tudo...
Mas hoje em dia, pareço-me muito com a minha avó, confesso... Sinto falta dos anos 40! Mais longe ainda de ter vivido todo o Galmour Hollywoodiano, a explosão do cinema, o auge dos romances... Sim, é disso que eu sinto falta, dos filmes, dos romances musicados e dançados... De Ginger Rogers, Fred Astaire, Audrey Hepburn e seu "Bonequinha de Luxo". Do glamour do cinema, que era a máquina perfeita de sonhos... Da esperança...
Vocês já reparam que até os romances se adaptaram ao mundo imediatista que vivemos hoje? O cortejo é praticamente inexistente nos filmes de hoje, que são regados de beijos fogosos, amores tempestuosos e (pasmem!) a traição passou a ser tema cada vez mais recorrente... Não existem mais as canções de amor, a tensão com o primeiro toque, a expectativa do primeiro beijo. Os romances de hoje em dia acabaram com o romance!

Se até aqui vocês ainda não perceberam, sou uma romântica, sentimentalista! Daquelas que acham que quando chegar a Paris, vão ouvir "La vie en Rose", como se estivesse em um filme (Ah! "Sabrina", com todo o seu charme e requinte... Já assistiram?); que quando beija o homem que ama, quer ser pega no colo, ou quando não, o pézinho levanta... **suspiro**
Não que eu não goste da realidade... (Quer dizer, não sei se gosto ou se simplesmente a aturo.) Mas ver a realidade no cinema é duro demais; eu vivo a realidade todo dia. Eu a leio nos jornais, por que preciso vê-la nos filmes também? Ai... Sinto falta dos romances, mas principalmente da esperança que eles plantavam nas pessoas, e na ilusão de que, por um instante, tudo é perfeito...

0 gritos de felicidade:

 

beah.volgari Copyright © 2012 Design by Giulia Azevedo Vintage Mustache